ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Como fazer uma análise crítica?

[Pergunta] Preciso fazer uma "análise crítica" de determinado tema, e gostaria de saber se existem regras, métodos, técnicas para executar esta "análise crítica".
Grato.

Marcelo Moreira de Souza :: :: Brasil

[Resposta] A resposta a esta pergunta pode ser extensa e complexa. Porém, quanto mais extensa e complexa fosse, mais discutida e discutível seria…
Não há, na verdade, uma «chave» para um texto que se quer «crítico». O que se pretende, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objecto da análise.
Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota das referências; tome nota do que lhe for ocorrendo a respeito do que consulta; redija um texto onde esteja patente a divisão que fez, com a respectiva justificação. Não se deve esquecer de dar um cunho pessoal ao que escreve. A sua opinião é fundamental.
Não se esqueça também de como deve escrever. O texto deve ser coeso e coerente.
Estes são, de um modo geral, os procedimentos que deve ter em consideração na redacção de uma «análise crítica».

Susana Correia :: 18/03/2003

[Discurso/Texto]
«À memória de...» vs. «em memória de...»
Linguagem/registo formal e informal
«Ter dois pesos e duas medidas»
O presente e o pretérito perfeito no discurso indireto
Preposições, artigos definidos e substantivos coordenados
O significado do dito «há mais marés que marinheiros»
Aposiopese, cleuasmo, hipotipose, paralipse
A expressão «um dito»/«uma dita»
Sumários dos capítulos de um livro vs. epígrafes
Exemplo de uma resposta-eco (= repetição do verbo da pergunta)

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos