ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

«Vazar uma vista» ou «vazar as vistas»

[Pergunta] Uma expressão muitas vezes repetida pela minha já falecida avó era «vazar uma vista» ou «vazar as vistas». O que significa e qual a origem desta expressão?

Luís Silva :: Consultor IT :: Darwin, Austrália

[Resposta] O Dicionário Eletrônico Houaiss regista, entre as aceções do verbo vazar, «arrebentar(-se) ou arrancar ou ter arrancado (o globo ocular)», e dá exemplos: «v[asou] o olho do adversário com um soco» e «na luta, vazou o olho [ou a vista (as vistas)]». Além disso, vazar, entre outras coisas, significa ainda, como verbo transitivo, «tirar para fora (olho); arrancar» e «fazer sair o conteúdo de (recipiente); esvaziar; despejar»; ou «deixar escapar (líquido); derramar; entornar; verter».

Normalmente, «vazar uma vista (ou as vistas)» acontece em acidentes ou lutas entre pessoas.

Assim, não se trata de nenhuma expressão idiomática, com significado diferente daquele que está contido nas suas palavras.

Quanto à origem, temos vazar, que é «alt[eração] de vaziar», e vaziar resulta de «vazio + -ar»; por sua vez, vazio vem do «lat[im] vacívus,a,um, "desocupado, vago, à disposição (diz-se de lugar etc.); livre (diz-se do tempo); desprovido, destituído de"». A palavra vista é o «fem[inino] subst[anti]v[ado] de visto».

Carlos Marinheiro :: 09/03/2012

Textos Relacionados

[Últimas Respostas]
O significado de sedição
A expressão latina et cetera/et caetera (etc.)
Direções como anglicismo
«A pera, quando madura, há de cair»
O coletivo de recrutas
O regionalismo empalear
Truísmo
A regência de inscrever-se
A origem de «dama de honor»
Origem de fronteira

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos